A mala da maternidade!

30.5.12
A C* está quase a chegar!!!
Faltam cerca de 15 dias (mais coisa, menos coisa...).
Altura de fazer a mala para a maternidade! O que pode causar dores de cabeça a quem é mãe pela primeira vez. O que levar? O que faz falta? Será que não levamos coisas a mais? Ou a menos? E se falta alguma coisa?

Aqui fica uma mala 100% by Borboleta!!!
(com excepção do Cueiro que era da L*)

Eu também vou ser mãe pela primeira vez! Mas o meu conselho é: mantenha a calma, relaxe! Vai correr tudo bem! Agora que já a fiz posso garantir que fazer a mala é facílimo! Ainda para mais com as mil dicas e ajudas que tem hoje ao seu dispor! Seja através de blogues, de quem nos dá as aulas de preparação para o parto, da internet, de revistas, ...
(no fim do post coloco alguns links que ajudam imenso!)

A primeira coisa que escolhi foi o conjunto da mala para a maternidade, necessaire, muda fraldas e saco para o carrinho (embora este último não seja preciso para a maternidade)!
A mala que escolhi tem um tamanho tão bom que nela levo tudo o que preciso para a C* e para mim! 


Para bebés as minhas cores de eleição são o branco, cor-de-rosa e azul bebé. E as roupas da C* para os primeiros tempos baseiam-se muito nestas três cores. E embora tenha cueiros amorosos em tons de azuis que herdou dos primos, para a maternidade escolhi apenas branco e cor-de-rosa! Afinal são os primeiros dias da princesa! =) E optei por levar apenas cueiros pois é a minha peça de eleição para os primeiros tempos (tanto para elas, como para eles). Entre outras vantagens, são confortáveis, práticos para mudar fraldas e ficam lindos! 

Para a C*:
1º Dia:
  • Cueiro branco (já sabem que adoro branco), com bordado inglês e laço cor-de-rosa!
  • Body com gola
  • Bolero de linha cor-de-rosa
  • Meias cor-de-rosa e Collants cor-de-rosa (a C* vai nascer no Alentejo e em meio de Junho, e aqui não sabia se levar collants ou apenas meias... pelo sim pelo não optei por levar os dois e na altura logo se vê o que será mais adequado)
  • Gorro (porque é pedido, embora não goste nada de gorros...), optei por um de algodão super simples em cor-de-rosa.



Mesmo tendo uma loja de roupa de bebé, sou adepta de reutilizar cueiros e roupas que foram dos nossos primos, sobrinhos, etc... e tenho dois motivos para isso! Primeiro porque se tiverem sido bem tratadas estão novas e o segundo (e meu preferido) porque têm sempre uma história para contar! Ou foram o cueiro do 1º dia, ou o fofo que vestiu a seguir ao baptizado, ou porque foi alguém especial que ofereceu...  por este motivo no seu 2º dia a C* vai usar o cueiro que a minha sobrinha L* usou no dia do meu pedido de casamento!
A L* vai adorar ver a prima vestida com algo que já foi dela e a mim lembra-me um dia muito especial!

2º Dia:
  • Cueiro cor-de-rosa com smocks (herdado da L*)
  • Body com gola com rendinha
  • Bolero branco
  • Aqui voltei a optar por levar umas botinhas de linha brancas e uns collants brancos e depois logo se vê o que vestir
(Eu e L* no dia do meu Pedido de Casamento)

3º Dia:
Hoje vamos para casa! (se tudo correr bem! Vamos acreditar que sim!)
  • Cueiro cor-de-rosa com bordado inglês e laço branco
  • Body com gola de bordado inglês
  • Casaquinho branco
  • Touca com bordado inglês
  • Sapatinhos
  • Em casa fica pronto o ovinho com a forra branca para o M* levar quando nos for buscar

Outras coisas que levo para a C*:
  • Babygrows para dormir
  • Fraldas de pano
  • O xaile feito pela Avó T* 

O saco para a roupa do primeiro dia foi personalizado para a C*, para os restantes dias optei pelos envelopes super práticos, levando assim todos os conjuntos separados.
Na mala vai também o Porta Documentos da C*!



Para mim:
  • 4 camisas de noite, estas são da Teresa Alecrim
  • Roupão
  • Necessaire da Maria Limão
  • 2 soutiens de amamentação, e aqui segui o conselho da Ana do Blogue Cacomae e comprei os da Women Secret
  • Cuecas descartáveis
  • Discos de amamentação
  • Cinta pós-parto


Na mala vai ainda:
  • O avental de amamentação
  • A pasta com todos os exames, ecografias e outros documentos referentes à gravidez
  • Sacos para a roupa suja. Comprei saquinhos de pano crú e levo um para cada dia. Assim a minha mãe ou o M* podem trazer ao fim de cada dia.
Mala prontinha!!!

Em casa fica:
  • Um saquinho com a minha roupa para voltar para casa. Escusa de ir na mala e depois a minha mãe ou o M* logo me levam.
  • Dois conjuntos preparados para a C*. Just in case...
E se nos esquecermos de alguma coisa? Não faz mal... Alguém há-de levar!

Por onde me segui para fazer a mala sem me esquecer de nada:
  • Pela lista dada pela Enf. Ju nas aulas de preparação para o parto
  • Pelo post do blogue Cacomae sobre a mala da maternidade, que pode ver: Aqui
Outros apoios:
  • Este mês a revista Activa faz um especial sobre Gravidez
  • Os conselhos da Chicco: Aqui!
  • Os conselhos da Mustela: Aqui!
E pronto... A mala está pronta! O quarto está (quase, quase) pronto! 
Agora é esperar pela C*! Está quase....

9 comentários:

  1. Também adoro as histórias das roupas que vão passando de criança para criança...

    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Olá, Bom dia, Onde comprou o conjunto de malas para a Maternidade? Sao lindas.... Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!

    Tudo o que está publicado neste post é da Loja Borboleta!

    À excepção do cueiro que era da L*.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Querida não esquece de levar elástico para o cabelo... vais ter muito calor... a mim pediram-me para tirar tudo dos braços e mãos e lá foi o elástico. Ah e maquilhagem, claro!!!!

    :-)

    KISS

    ResponderEliminar
  5. Elástico para o cabelo é fundamental! levei também uma máquina mais pequena na mala, para o pai poder levar a outra para casa sem ficar com medo de perder um momento que fosse:)

    levei uma revista. para mim foi útil. há quem diga que não teve tempo para nada a seguir ao nascimento da bebé mas eu tive:)

    telemóvel e bateria:)


    maquilhagem curiosamente levei e não usei. mas levei um ganchinho bonito para mim:)

    sacos de plástico para as mudas de roupa suja.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Sofia, Olá!
    Para além de ter dado um bom corte no cabelo para ser mais prático, levo vários elásticos no necessaire!

    Maquilhagem? essa é que não tinha previsto! lol

    Duchess, Olá!

    A máquina fotográfica também está no meu rol! =)

    Os sacos para a roupa suja já estão na mala!
    Veja o que escrevi:
    - Sacos para a roupa suja. Comprei saquinhos de pano crú e levo um para cada dia. Assim a minha mãe ou o M* podem trazer ao fim de cada dia.

    Esqueci-me de escrever que comigo vai também:
    - chinelos de quarto e uma havaianas para a hora do banho!

    Obrigada a todas pelas dicas!

    ResponderEliminar
  7. Catarina Cabedo Vasconcellos30 de maio de 2012 às 23:07

    Olá Mariana. Que bom que está quase a chegar o momento mais mágico que uma mulher pode ter. Não há nada que supere esse dia. :) Espero que corra tudo bem!
    Aproveito para lhe dar uma "dica"...
    Calculo que a C* vá nascer no Hospital de Évora,;como tal, informo que o Hospital fornece fraldas e resguardos para os bebés,todos os dias mas as mães têm que levar toalhitas.Quanto ao gorro,tb não gosto mas os bebés perdem muito calor nas primeiras horas. Se me lembrar de mais alguma dica, deixo aqui. Tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina!
    As toalhitas e algumas fraldas (just in case) também já estão na mala.
    Optei pelas toalhitas da uriage que me parecem ser as melhores para os primeiros tempos!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,
    Os meus parabéns têm roupas lindissimas e tudo é lindo.
    Sou de Coimbra e já conheci o Cantinho da Borboleta.
    Gostava de mandar fazer umas peças e não só, pois sou Avó mas vou ser novamente em Maio.
    Como poderei fazer?

    ResponderEliminar