Ementa semanal!!!

12.10.12
Depois do sucesso e "feed-back" da ementa semanal da semana passada esta é sem dúvida uma "rúbrica" a manter no blogue Borboleta!
Nunca pensei que fossem gostar tanto das dicas! Adorei receber os mails a pedir os quadros, as receitas e algumas sugestões!
A mim, como adoro cozinhar (e é também outra das minhas actividades profissionais, agora um bocadinho posta de lado devido à Borboleta e à C*), é um enorme prazer partilhar consigo estas ideias e ajudá-la na organização!
As 6ªs feiras vão portanto ser dedicadas à ementa semanal, para que possa tirar ideias e sugestões e organizar-se no fim-de-semana para uma semana sem dores de cabeça no que toca a cozinhados!!!
Esta semana fiz uma pequena alteração pois acho melhor e acho que vão gostar.
Os almoços passam a ser feitos com base no jantar do dia anterior! Bem mais prático, não?

Ora vamos lá à ementa da próxima semana:


Dicas para esta semana - ufa... esta semana há muita dica!!!!
- Não sou muito dada a fritos... Mas se há coisa que dá jeito ter no congelador é alguns salgados prontos a fritar. Faça-os você mesma ou compre já feitos, há prontos-a-comer que vendem congelados com muita qualidade. Esta dica porque na 2ª feira ao almoço temos croquetes! É só fritar e já está! E de vez em quando também não faz mal...
- Na terça feira ao almoço temos gratinado de esparguete com perú. E porquê? porque o jantar de segunda foi peito de perú assado - e já agora, em vez de um peito de perú compre dois e asse-os. Congele um para outro dia. Assim aproveita o forno que só gasta energia uma vez e fica já com outra refeição pronta - voltando ao almoço... com o que sobrou do peito de perú: pique a carne no 1,2,3, bimby, o que tiver para este efeito, faça um molho bechamel e coza um pouco de esparguete. 
Agora: Misture um pouco de bechamel à carne picada para ficar cremosa. No recipiente onde leva o almoço para o trabalho ou onde manda o almoço dos seus filhos: coloque no fundo, um pouco de esparguete, depois uma camada de picado, mais uma camada de esparguete e finalize com um pouco de molho bechamel! Voilá! Uma refeição nova feita a partir do resto do jantar!
- Na terça feira ao jantar temos como acompanhamento batatinhas e brócolos. Coza batatas a mais para fazer um pouco de puré para o almoço do dia a seguir. Coza brócolos a mais, antes de juntar os agriões à sopa do jantar retire metade da base da sopa para outro recipiente. A esta metade junte os brócolos que cozeu a mais e passe. Aqui tem o creme de brócolos para o jantar de amanhã!
- Na quarta o jantar é bacalhau espiritual, quando tiver o refogado de bacalhau pronto (antes de juntar o iolo de pão, bechamel, etc...) retire um pouco e num tachinho à parte faça um pouco de arroz de bacalhau para o almoço. Fica óptimo!
- Na quinta feira temos empada grande de frango! Parece dificil e trabalhoso? Mas não é! Ora vamos lá...
Guize frango - e guize a mais para numa parte juntar massa e ficar com o almoço de sexta - pode juntar no guizado algumas ervilhas e cenoura aos cubinhos pequeninos.
Compre duas bases de massa folhada. Forre uma tarteira com uma das bases de massa folhada, disponha o frango guizado (desossado) e cubra com a outra massa folhada! Forno e já está! Delicioso!
- Sexta à noite é dia de "Jantar à americana" como dizem os meus sobrinhos quando jantam pizza! Faça a massa ou compre bases de massa para pizza (mas da fresca, muito melhor que a congelada e há em todos os supermercados), leve os miúdos para a cozinha e façam as coberturas com eles. Vão adorar!
- Sábado é noite de jantar relaxado e sem pressas! Nada melhor que fondue! Com crianças a pedra é melhor, mais saudável e mais segura por causa do óleo!
- Para acabar... domingo ao jantar temos hamburgueres! Faça a mais porque na segunda feira teremos hamburgueres para o almoço!

Resta-me desejar bons cozinhados e bom fim-de-semana!!!!


Se quiser alguma receita... peça-me! Terei todo o gosto em ajudar!
Ainda não tem o seu quadro para planear a semana? Peça-me para o e-mail! 


Beijinhos!!!!!!

5 comentários:

  1. Adorei a ideia!! Muito útil e criativa!
    Parabéns!

    Ana Rita R.

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta nova rúbrica!

    Beijinho Mariana, tenho de ir à Borboleta mal possa!

    ResponderEliminar
  3. Acabei de chegar por causa da entrevista à Mãe Blogger, mas já estou a gostar. Obrigada! É sempre bom ter ideias novas para receitas e ementas semanais.

    ResponderEliminar