Ementa semanal

1.2.13
Olá! Olá!

Como já é hábito por aqui hoje é dia de...
Ementa semanal!!!

A partir daqui pode tirar ideias para as suas refeições!

Depois de publicada a ementa da semana passada recebi um e-mail super simpático de uma senhora que todas as sextas-feiras vem espreitar a ementa, dicas e receitas. E perguntou-me de onde vinha a minha paixão pela cozinha, porque dizia a senhora no mail "é preciso gostar-se muito de cozinha para se dar ao trabalho de todas as sextas-feiras nos ajudar a planear a semana que vem."

Pois a minha paixão vem desde miúda, sempre se gostou de cozinha e cozinhados na minha família! As avós eram óptimas cozinheiras! Uma mais para doces e outra para os salgados! Os croquetes que a avó F* fazia eram divinais! E a avó F*, que vivia connosco, todas as manhãs se levantava antes de todos e preparava-nos os cestos com o almoço para o colégio! 
Como sogra deve ter sido a melhor do mundo! Pois em dias de caça, levanta-se cedíssimo e preparava para o meu pai um pic-nic de fazer inveja a qualquer um! 
Voltando a mim... depois, mais tarde e já adolescente, a paixão evoluiu para um nível um bocado mais para o profissional a partir do momento em que o meu pai se aventorou pelo mundo dos restaurantes! O primeiro foi o "Luíz", na Lapa e o segundo o "Bem Disposto" em Campo de Ourique. Que saudades nos deixam... Nunca tive aulas de cozinha, acho que nasceu comigo... Adoro livros de receitas, adoro cozinhar, adoro estar a uma mesa com família e amigos onde entre petiscos se têm conversas, se relembram momentos... e é daí que vem a minha paixão...
Hoje em dia, com a loja e a C*, ando um bocadinho mais distante dessa minha paixão... Pois o meu pai continua com o catering do "Bem Disposto" que pode conhecer aqui, onde sempre o acompanhei até ao dia em que abri a loja... Mas este ano já com a C* mais independente tenciono voltar a partilhar estas aventuras com o meu pai! Pois é algo que gostamos os dois, que fazemos os dois com imenso prazer e onde nos complementamos! Sim... é um trabalho... mas acima de tudo é um prazer... uma coisa de pai e filha, onde a mãe T* também ajuda com os seus dotes nos doces e na minha ausência também ela se tem aventurado mais neste projecto!

E agora que acho que já percebeu... vamos planear a semana que aí vem!

Os pequenos almoços não preencho porque todos nós temos os nossos hábitos de manhã!
Mas tente fazer esta refeição com os seus filhos! É importante para si e para eles! Mesmo que custe acordar um pouco mais cedo para lhes preparar o pequeno-almoço vai ver que vai valer a pena! Eu ainda não o faço porque a C* ainda só tem 7 mesinhos... mas por mais que me custe levantar mais cedo, quando ela começar a ter idade para isso, vou-me esforçar para o fazer!
Os almoços já sabe... são a pensar em quem leva almoço para o trabalho e para quem tem filhos que levam almoço para a escola. E tentando sempre adaptar o resto do jantar do dia anterior...
O lanche é a pensar em quem manda lanchinho para a escola, ou para os que chegam mais cedo a casa...

E as sugestões para a próxima semana:



Dicas e receitas:
1. Seguindo a ementa da semana passada no domingo é dia de fazer um bolo de cenoura para o lanche e um lombo de porco assado para o jantar. Então na 2ª temos lombo de porco com arroz de legumes (o arroz de legumes é uma óptima forma de fazê-los comer legumes, use a imaginação) para o almoço e bolo de cenoura para o lanche.

2. Terça-feira ao jantar temos canjinha! Com massinhas de letras os miúdos adoram! Compre um frango grandinho, se for do campo, melhor ainda, coza o frango inteiro, e aproveite para depois o desfiar e fazer o frango à brás e o almoço de 4ª feira! Frango desfiado, ovos mexidos e batata palha! Super rápido, todos gostam e é óptimo! E para ser mais rápido e mais saudável não precisa fazer cebolada... salteie simplesmente o frango num pouco de manteiga, junte a batata palha e os ovos e já está.
Deixe um bocado de frango desfiado que junta a um pouco de esparguete cozido e umas courgetes salteadas num pouco de azeite, um pouco de natas de soja e aqui tem o almoço de 4ª feira.

3. As mini quiches da Sofia!!! Ao longo deste quase 3 anos de loja criei relações espectaculares com algumas clientes/amigas!!! Um desses casos é a Sofia Knapic! Conversamos sobre tudo! E ontem conversávamos sobre almoços saudáveis e que dessem para trazer para o trabalho!
E a Sofia deu a seguinte receita:
"Com massa quebrada recortas com uma caneca rodelas e levas ao forno dentro de formas de empadas, mas só a ocupar o fundo e um bocadinho para cima.
Depois salteas espinafres, alho, cebola, bocadinhos de chouriço e dois ovos e quando a massa estiver cozinhada deitas por cima e vai ao forno até estar cozinhado por cima.

Fica óptimo"
Ao que eu, estando de dieta, respondi "Boa ideia, tirando a parte do chouricinho fica algo saudável" e a partir daí começamos a trocar ideias sobre o que substituir pelo tal do chouricinho... Fiambre de perú, não acrescentar nada e deixar apenas com espinafres, fazer com alho francês... Imaginação é o que se quer!

4. Sexta-feira à noite é dia de Pizzas!!! Faça-as com os seus filhos!
Se tiver bimby a massa de pizza é óptima! Se não tiver pode comprar massa de pizza que já se encontra em qualquer supermercado, ou, uma ideia gira... Compre pães pitta, abra ao meio e façam mini pizzas. Cada um pode fazer a sua!

5. Sábado é dia de Cozido! Dá algum trabalho... mas é tão bom!!! Vale a pena o trabalho!

Se quiser alguma receita... peça-me! Terei todo o gosto em ajudar!
Ainda não tem o seu quadro para planear a semana? Peça-me para o e-mail! 
borboleta.loja@gmail.com

Para ver todas as ementas publicadas até hoje:

E esta semana fico por aqui! Espero que goste das sugestões e que a ajude!!!

Beijinhos e bom fim-de-semana
Volto na segunda com novidades giras!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário